Meu orçamento está apertado, como economizar sem sacrificar minha recepção?

Meu orçamento está apertado, como economizar sem sacrificar minha recepção?

Todos os dias atendo noivas e auxílio na sua organização. E sempre “todas” me fazem a mesma pergunta:

“Como reduzir custos no meu casamento? Estou com o orçamento  apertado, tem alguma forma de economizar?”

Claro que sim, Todos noivos tem a sua peculiaridade, tem a sua realidade. Tenho noivos que não tiveram problemas com o orçamento, mas também tenho noivos que se casaram pela fé! E será que porque tem um orçamento apertado, não se tem beleza em um evento?

Confira conosco 10 dicas de como economizar no seu casamento sem sacrificar sua recepção!

1) A escolha da data e estação

A escolha do dia e da época reduz muito o orçamento. Dias de semana são menos competitivos que os finais de semana. Domingo e sexta feira tem o valor mais em conta que o sábado, com exceção se o mesmo for feriado, que acabou ficando bem competitivo, dessa forma deixou de ser mais econômico. Se for pela manhã ou tarde, muito melhor, porque dependendo do fornecedor você consegue um desconto bem legal pelo fato dele conseguir executar outro casamento no dia. Considere o inverno, Já que é a estação que tem menos casamentos. Mas na primavera você consegue uma economia na decoração, por causa das flores.

Sitio Paraíso da Mata - Vespasiano, MG - Decor Opus Eventos

2) Local

Vale apostar em um salão de festas, um campo aberto com bastante gramado e flores, hotel, restaurante, fazenda, sítio, praia ou até um belo jardim. Mas antes de bater o martelo, pesquise, visite, imagine seu evento no espaço. É importante ressaltar: Se queremos reduzir custos dê atenção para espaço que já tenha mobília inclusa. Locar a mobília por fora aumenta muito seu orçamento final.


Sitio Cristal - São Joaquim de Bicas - Decor Opus Eventos

3) Duração do evento

Outra forma de economizar no seu evento, é reduzindo o horário da sua recepção. Uma recepção de 6 horas, você pode passar para 4 ou 3. Um receptivo após a cerimonia tem um charme a mais, um custo menor, além de ser elegante e sofisticado. O ideal é transformar sua recepção num momento bem aconchegante e intimo. 

Receptivo Salão Paroquia Santo Inácio de Loyola 

4) Operação “vestido dos sonhos”

Amo quando a noiva encontra seu estilista e consegue fazer o vestido do seu sonho. Mas é um custo a mais no seu orçamento.Se quer realmente economizar no seu evento, vale investir em um aluguel! Comprar um vestido novo pode aumentar muito os gastos do casório. Mas se você não quer um vestido alugado, tem muitas noivas que se casam e vende o vestido por um preço super em conta. Você pode personaliza-lo e deixar o mesmo cheio de personalidade. 




5) Lista

Reduzir a lista de convidados também é uma forma de economizar no seu casamento. Antigamente as pessoas ficavam chateadas por não serem convidadas, hoje não! Hoje se entendi que recepção é algo mais intimista. Sendo assim, selecione as pessoas mais importantes de sua vida e a do seu noivo, como familiares e amigos próximos. Dessa forma você reduzirá muito o seu orçamento final!



Noivos - Opus Eventos

6) Convites

Os serviços gráficos alteram muito o orçamento final. Você pode confeccionar seu próprio convite ou optar pelo convite online. É uma opção prática, fácil e bem mais econômica. Capriche  no designer, envie sem maiores complicações por e-mail ou através das redes sociais.  além de ser bem mais barato, você não perde tempo na entrega economizando combustível.

Várias opções de designer no https://br.freepik.com/

7) Decoração

A decoração é um ponto muito importante da festa de casamento, pois vai garantir que a festa tenha a personalidade dos noivos. Você pode optar por uma decoração simples ou caprichar e incrementar a sua decoração. Por que não optar por flores da estação?  São mais em conta que as outras e tem maior facilidade de ser encontradas.

Aproveite bem o cenário, as cores naturais e os elementos presentes. Dependendo do cenário não tem necessidade nem de muita decoração. Vale conferir a previsão do tempo com certa antecedência, para se evitar  problemas, como possíveis chuvas e gastos extras com tendas.